Conceito de Inovação didática no domínio do e-learning e tecnologias digitais
Ideia, projeto ou medida que se revela nova e/ou promotora de mudança para a organização que a adopta e que tira partido das tecnologias e ambientes digitais com vista a melhorar do processo educativo.
- Implica uma dimensão transformativa para o contexto em causa;
- tem um carácter intencional (é deliberadamente assumida);
- perspetiva as tecnologias enquando solução incremental;
- visa produzir melhorias na aprendizagem.
O que se entende como uma ‘boa prática’ no ensino com tecnologias digitais?
"Uma boa prática estrutura-se na implementação de determinada estratégia cujos efeitos demonstram produzir as esperadas melhorias na qualidade do processo de ensino-aprendizagem e onde as tecnologias/ambientes digitais atuam como elemento medidor."
1. Flexibilidade
Abordagens pedagógicas flexíveis e metodologias de ensino- aprendizagem variadas são mobilizadas com vista a responder à diversidade de características dos estudantes e a potencializar as suas igualmente diferentes competências.
Uma lógica flexivel impera igualmente na forma de entender o tempo, os meios, formatos e espaços de aprendizagem.
2. Interatividade
O principio envolve mutuamente a promoção de situações que se estimule a interação entre agentes e a propriedade de definir acções em reciprocidade. Envolve a promoção da interacção entre estudantes, entre docentes, entre estudantes e docentes, entre estudantes e conteúdos, entre estudantes e interfaces, entre docentes e conteúdos, entre docentes e interface, numa lógica tanto local como global.
Integra ainda a dimensão de definir todo o processo pedagógico em reciprocidade com as (re)acções de todos os elementos constitutivos do sistema organizacional.
3. Personalização
Os processos pedagógicos são desenvolvidos com vista a criar oportunidades de aprendizagem cientificamente coerentes mas individualmente significativas para cada estudante. Garante-se a promoção de um papel ativo, crítico e criativo do estudante na gestão da sua formação.
4. Acessibilidade
Preconiza-se a equidade no acesso às experiências formativas, pela seleção de ambientes, conteúdos e serviços acessíveis a qualquer estudante e em diferentes contextos. Acomoda-se assim o processo de ensino-aprendizagem à diversidade de condições e necessidades de cada estudante, respeitando quaisquer limitações físicas, estatuto económico-social, localização geográfica, estilo de aprendizagem e/ou condições tecnológicas disponíveis.
5. Sustentabilidade
Os processos de ensino-aprendizagem envolvem soluções cujo impacto favorável, tanto no desempenho académico atual dos estudantes como na sua futura empregabilidade, revela-se socioeconomicamente suportável e de viabilidade futura.
Estrutura do framework
Modular, agregativa, extensível, dinâmica e autocorretiva.
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Flexibilidade |
Interatividade |
Personalização |
Acessibilidade |
Sustentabilidade |
Design curricular |
A integração das tecnologias digitais e a utilização de ambientes online estabelece-se de forma transversal ao programa do curso/disciplina/unidades temáticas, expandindo-o/a, promovendo a sua renovação, ao mesmo tempo que potenciam o envolvimento dos estudantes no próprio currículo. |
Metodologias e Atividades |
A utilização de tecnologias digitais e ambientes online no suporte às metodologias de trabalho permite a personalização do processo de aprendizagem; as atividades e projetos acolhem diferentes estilos cognitivos dos estudantes, os quais são entendidos como agentes ativos e coprodutores do seu percurso formativo, ao mesmo tempo que abrem espaço ao desenvolvimento de múltiplas e amplas competências. |
Conteúdos/Materiais |
As tecnologias digitais e ambientes de aprendizagem digitais são mobilizados para a construção de conteúdos e materiais de aprendizagem com vista a agilizar a sua modernização, adaptabilidade, dinamismo e interatividade, e simultaneamente promover o acesso e partilha expansiva do conhecimento cientifico a qualquer agente, em qualquer momento e em qualquer lugar. |
Avaliação |
As tecnologias e ambientes online de aprendizagem são adotados de forma pedagogicamente inovadora, justa e não-linear, com vista a amplificar o processo de avaliação, nas suas finalidades, momentos, formatos e objetos. A função reguladora, certificadora e valorativa releva-se proactivamente organizada em função dos vários agentes e da organização. |
Sistemas de Suporte |
Serviços e soluções tecnológicas de suporte ao processo de ensino-aprendizagem relevam elevada qualidade e encontram-se estabelecidos com vista a potenciar i) as aprendizagens dos estudantes, independentemente da sua localização, ii) a qualidade profissional dos docentes, iii) o acesso a conteúdos de outra forma inacessíveis, e iv) o envolvimento estreito de todos os stakeholders de relevo. |